A nutricionista Samira Figueiredo é formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2002, Mestre em alimentos, nutrição e saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade de Barcelona - Espanha, pós-graduada em nutrição clínica pela Universidade Veiga e Almeida (UVA) e Nutrição Clínica Funcional pela Valéria Pascoal (VP). Além da sua formação fez curso de gastronomia Natural pelo Natural Gourmet Institute em Nova Iorque, além de participar de inúmeros congressos e atualizações. Faz palestras e já lecionou em universidades. Já escreveu 2 e-books e é ativa em suas redes sociais, sempre tentando alcançar o maior número de pessoas sobre uma vida mais saudável e uma alimentação mais consciente e limpa.
Em vez de limitar-se à prescrição de dietas com os alimentos funcionais tidos como saudáveis (porque o que é saudável para uma pessoa pode causar doença à outra), a Nutrição Funcional rastreia os sintomas, sinais e características de cada paciente e os relaciona com a carência ou excesso dos nutrientes, corrigindo os desequilíbrios nutricionais que geram sobrecarga no sistema imunológico e desencadeiam “processos alérgicos” tardios, os quais acabam por provocar doenças crônicas como: obesidade, depressão, fibromialgia, artrite reumatoide, síndrome do pânico, osteoporose, diabetes, distúrbios de comportamento e hiperatividade infantil, desordens estéticas e alteração na performance física.
A Nutrição Funcional – há mais de 10 anos no Brasil – conta com o respaldo científico do The Institute For Functional Medicine (IFM – EUA) e do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) fundado em 2004.
Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos: a individualidade bioquímica, o tratamento centrado no paciente, o equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade de nutrientes, a saúde como vitalidade positiva e as interconexões em teia de processos bioquímicos que engloba: os desequilíbrios nutricionais, estruturais e hormonais, o estresse oxidativo, a ecologia gastrintestinal, a destoxificação do organismo, as alterações imunológicas e a interação corpo-mente.