A utilização de produtos à base de plantas é constante na história do mundo. As terapias alternativas ainda são pouco difundidas no Brasil, mas segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar, a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais.
Essa técnica utiliza óleo essencial 100% puro, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como a natureza produziu, em vez de usar toda a planta ou parte dela.
Os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e muito complexas, produzidas pelas plantas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos dependendo do óleo. Os óleos funcionam como mecanismo de defesa química das plantas, possuindo propriedades poderosas. Seu uso na aromaterapia visa obter de forma integrada o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Eles apresentam várias propriedades farmacológicas! Podem ser antibióticos, antifúngico, antissépticos… Agem penetrando em nosso corpo através do olfato e da pele, atingindo a corrente sanguínea.
Os óleos não tratam apenas o sintoma, eles atuam na causa do problema a nível celular. Alguns óleos têm o poder de atravessar a barreira hematoencefálica. Podemos utilizar os óleos essenciais para complementar o acompanhamento nutricional de diversas formas: melhora do sono, melhora da fadiga, diminuição de apetite, melhora da digestão, melhora da ansiedade em relação à comida, fome emocional, e etc.